COMO SECAR O CABELO?

Assim como lavar o cabelo, secá-lo também exige cuidado e uma paciência quase tibetana.

Se me irrita quando vou aos salões e as "lavadoras de cabeça" lavam meu cabelo como se fossem lavadeiras de rio, eu quero morrer quando elas vão secar meu cabelo.

Elas geralmente jogam a toalha na cabeça e esfregam, como se estivessem areando uma panela. Eu já cheguei a gritar no salão por causa disso. Dói. Meu cabelo e minha cabeça não é qualquer coisa. Esfregar não vai secar meu cabelo mais rápido. Só vai embaraçar, danificar e estragar sua estrutura.

O processo de secagem se inicia a partir do momento que o processo de enxague acabou.

Primeiro retira-se o excesso de água com as mãos, apertando as mechas da raíz às pontas em um movimento parecido com o de ordenha. Posteriormente usa-se a toalha, apertando-a entre as mechas e deixando alguns segundos para que ela absorva a humidade.

Nunca friccione a toalha no cabelo. Nunca coloque o cabelo na toalha os esfregue entre as mãos, como muita gente faz. Nunca torça o cabelo porque cabelo não é pano de chão pra ser torcido.

Se optar pela secagem natural, lembre de sempre chacoalhar levemente os fios para desgrudá-los e arejar melhor. Isso facilita a evaporação da água. Penteie delicadamente logo em seguida (se quiser mante-los mais lisos) ou pressionando a toalha (se quiser mais ondulados).

Se optar pelo secador de cabelo, evite deixar na temperatura mais quente. E mesmo na temperatura média, mantenha a saída de ar com uma boa distância dos cabelos para evitar o calor direto e não ressecá-los demais. Também não opte pela secagem 100%. Pare de secar quando não tiver mais o aspecto molhado, mas que ao toque você sinta uma leve umidade. Essa leve umidade é perceptível quando você desliga o secador e o cabelo esfria rapidamente, ficando até um pouco "gelado". O uso da temperatura mais alta e da secagem 100% devem ficar restritas para aquelas situações de pressa, no dia a dia evite-as. Agora, se tiver jato de ar frio, pode utilizá-lo para atingir a secagem 100%.

Lembrando que essas dicas, assim como todas no Blog, são para cabelos lisos aos levemente ondulados. Cabelos cacheados e crespos merecem uma atenção diferenciada, principalmente na secagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Add to Flipboard Magazine.