COMO LAVAR O CABELO?

Se tem uma coisa que me irrita profundamente é ir em um salão e, na hora da lavagem, a pessoa lavar meu cabelo como se tivesse lavando roupa.

Existem duas regras básicas para se lavar o cabelo:
1) Não se esfrega o couro cabeludo.
2) Não se esfrega o cabelo.

Essas pessoas contratadas apenas para lavar cabelo parecem não saber que ele é uma estrutura delicada. Para a maioria delas, cabelo é cabelo. É só um fio que cresce na cabeça. Na pressa para não atrasar o próximo cliente, acreditam que esfregar a cabeça da pessoa como se tivesse lavando uma bola de capotão deixa o serviço mais ágil.

Além de limpar nada, esse "procedimento" mais machuca e irrita o cliente do que qualquer outra coisa.

Incompetência não delas, mas dos cabeleireiros (ir)responsáveis que não ensinaram o processo corretamente.

NO USO DO SHAMPOO

O modo correto de lavagem do cabelo envolve paciência, quase uma meditação. O certo é aplicar o shampoo diretamente na raíz, para que o surfactante aja diretamente onde há mais oleosidade primeiro, e a espuma, que possui menor quantidade do surfactante, aja nas pontas, que são menos oleosas e mais secas.

Para quem tem cabelo curto, jogar uma boa quantidade na mão de uma só vez e espalhar pela cabeça é suficiente, mas para quem tem cabelo longo, fazer isso não funciona.

Para os cabelos longos, ao invés de colocar uma boa quantidade direto na palma da mão e espalhar, a melhor opção é aplicar uma pequena quantidade em cada área: franja, topo da cabeça, laterais e nuca. Retire o excesso de cabelo, deixe a raiz mais exposta e espalhe o shampoo diretamente sobre o couro cabeludo nessas áreas. Você não gasta mais shampoo fazendo isso. Uma pequena quantidade em cada área é equivalente à quantidade que você usaria se fosse aplicar tudo de uma vez só. A diferença é que, ao fazer isso, você estará usufruindo melhor da função do shampoo, que é limpar.

Depois de aplicado o shampoo nessas áreas e diretamente no couro cabeludo, aí sim vem o processo de massagem com a ponta dos dedos. Deve-se enfiar os dedos por dentre os cabelos e massageá-los circularmente. Eu sempre começo pela nuca, e vou subindo meus dedos até o topo da cabeça. O mesmo faço com as laterais. E da franja para o topo da cabeça. Depois repito o processo, mas ao invés de movimento circular, faço movimentos horizontais e verticais com os dedos.

Couro cabeludo bem higienizado, agora é hora de higienizar os fios. Com a espuma, eu massageio primeiro por mechas. O movimento que faço com os dedos é como se eu estivesse lavando uma esponja, apertando e friccionando levemente entre os dedos e a palma da mão até as pontas. Sem força, sem aquela brutalidade das "lavadoras de cabeça" dos salões. Por fim, pego uma boa quantidade de cabelo, seguro pelas pontas e massageio delicadamente em movimento circular na cabeça. Como se o cabelo fosse uma esponja e a cabeça um prato.

Se sentiu que embaraçou, enroscou nos dedos, fez nó, ou algo parecido, não puxe. Desembarace com os dedos e continue com o processo. Puxar não apenas arrebenta o fio como também pode arrancar o fio da cabeça.

O cabelo é um tecido muito resistente como uma unidade, mas sua estrutura é delicada. Se você lavar de qualquer jeito, esfregando como as "lavadoras de cabeça", o que irá acontecer é que seu cabelo cairá mais (porque você vai tracionar os fios e a raíz), a oleosidade irá aumentar (a fricção estimula a produção do sebo no couro cabeludo), e a estrutura dos fios irá se deteriorar com o tempo (ficará poroso, arrebentado e com frizz).

Na hora do enxague é importantíssimo primeiro tirar o excesso de espuma e depois enxaguar todas as partes com muita atenção, separando as mechas, expondo a raíz e deixando a água atingir o couro cabeludo. É muito importante não deixar resíduos.

Muitas pessoas simplesmente enfiam a cabeça embaixo d'água, e quando não tem mais espuma, acham que está limpo.

Não é assim. Mesmo sem a espuma, ainda há residual, e esse residual se acumula principalmente nas têmporas, atrás das orelhas e nuca, que é por onde a água naturalmente escorre. Por isso que muitos cabeleireiros dizem que é fundamental dar atenção ao enxague correto nessas áreas.

O modo de uso de muitos shampoos hoje em dia diz "REPETIR A APLICAÇÃO SE NECESSÁRIO". Cabelos curtos e mais secos não necessitam ser lavados por uma segunda vez sempre. Os mais longos e oleoso já precisam. Também não é necessário a dupla lavagem todos os dias (caso você lave o cabelo diariamente), mas se você lava o cabelo a cada 48 horas, a dupla lavagem é obrigatória.

A dupla lavagem tem o objetivo de dividir o trabalho, além de facilitar e dar mais eficiência na higienização. Uma deve ter foco na higienização da raiz, a outra foco na higienização dos fios. Uma inicia aplicando o produto diretamente na raiz (como explicado acima) a outra pode ser espalhada diretamente por todo o cabelo. A ordem, não importa. Se a primeira lavagem for pela raiz, a segunda deverá ser pelos fios, e vice-versa.

NO USO DO CONDICIONADOR

O condicionador, ao contrário do shampoo, deve ser aplicado evitando a raiz. A melhor opção é espalhar o produto entre as mãos, jogar os cabelos para frente e distribuir entre os fios da metade para as pontas. Massagear um pouco para o produto se espalhar bem é fundamental. Jogue os cabelos para trás novamente, com um pente de dentes largos e lisos, delicadamente penteie os cabelos para espalhar melhor o produto, tirar o excesso e desembaraçar. Enxague. O que naturalmente escorrer para o couro cabeludo no enxague é o suficiente. Mas o enxague deve ser tão ou até melhor feito que com o shampoo, pois o condicionador não tem muita afinidade com a água, e retirar seu excesso pode levar um tempo maior.

Tem gente que acha que só tirar o excesso do condicionador já basta, e que o residual é importante porque hidrata o cabelo. Isso é mentira. Não deve ficar resíduos aparentes. Condicionador, como dito no post sobre condicionadores, não é hidratante, não é leave in, não é tônico, não é máscara capilar. Portanto, deve ser bem enxaguado.

Pode ter certeza que esse manual pode parecer absurdo, mas tem muita gente que não sabe lavar o cabelo por aí, incluindo muita lavadora de cabeça. Se tiver paciência e seguir essas dicas em toda lavagem, seu cabelo será outra coisa com o passar das semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Add to Flipboard Magazine.