CONDICIONADOR... O QUE É ISSO?

Foi-se o tempo que o condicionador era simplesmente para desembaraçar os fios, como fazia a linha Opus, Neutrox ou Yamasterol nas décadas de 80 e 90, que no enxague dava aquela sensação de que o produto ia sair nunca. Dava desespero até o excesso de produto sair, e mesmo assim aquele sebo continuava.

Hoje em dia ainda há produtos assim, principalmente aqueles de marcas populares bem mais baratas do que as populares de melhor qualidade, mas em muito menor quantidade.

Quando um condicionador diz ter função reparadora, pode ler em sua composição a presença da queratina hidrolizada na maioria deles, ou do colágeno. Quando diz ter função nutritiva, há proteínas hidrolizadas, principalmente do trigo e do leite, as mais comuns. E assim por diante.

O condicionador de hoje é parte do tratamento diário dos cabelos. Embora o shampoo comum pouco altere a abertura das cutículas, a função do condicionador, além de oferecer o mínimo de nutrientes necessários, é de equilibrar o pH do cabelo, selando suas cutículas com uma película protetora que evita a perda desses nutrientes ao longo do dia.

O pH do condicionador chega a ser quase neutro, pendendo a uma leve acidez. Mesmo contendo agentes emolientes (que deixam os cabelos mais macios) e umectantes (que tentam manter a umidade natural dentro dos fios, evitando o ressecamento do shampoo), ao contrário do que se imagina, ele não é um hidratante.

A função do condicionador é, além de equilibrar o pH do cabelo, de diminuir a tensão superficial da água, e assim deixa a polaridade dos fios levemente hidrofóbica. Aquela sensação descrita acima, de cabelo ensebado durante o enxague do condicionador, nada mais é do que essa hidrofobia à agua por conta de óleos minerais (derivados do petróleo, o mais encontrado nas composições), óleos vegetais ou silicone, dificultando a retirada do produto dos cabelos.

Óbvio que a concentração desses agentes hidrofóbicos é muito menor hoje em dia, o que facilitou demais a lavagem, cujo residual pós enxague é muito baixo. Há também o fato de alguns óleos naturais serem processados para terem suas moléculas reduzidas, facilitar suas ações hidratantes sem deixar o aspecto pesado, como acontece com os óleos de côco, oliva, macadâmia, argan, amendoa, dentre outros. Assim o uso de produtos com esses componentes é muito mais fácil.

Para um cabelo saudável, o condicionador é parte essencial do processo, desde que muito bem higienizado com o melhor shampoo para seu tipo de cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Add to Flipboard Magazine.